Os moradores de dois condomínios, ambos situados na avenida Tucunaré, em Alphaville, reivindicam melhorias para a via, como recuperação do pavimento e das bocas de lobo, serviços de roçamento de grama do canteiro central, além de cobrarem intervenções da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e AES-Eletropaulo.
De acordo com a denúncia encaminhada à Folha de Alphaville, o tráfego intenso de veículos pesados danifica o pavimento da avenida. “Frequentemente realizam o recapeamento, mas com uma capa fina, que é rapidamente destruída”, informam. A Prefeitura de Barueri explicou que, quanto aos buracos na avenida Tucunaré, a Secretaria de Serviços
Municipais mantém uma programação em que toda segunda-feira uma equipe de manutenção é destacada à região de Alphaville e Tamboré, para reparar os buracos e afundamentos na via, decorrentes do grande fluxo de veículos. “Vale lembrar que algumas imperfeições no asfalto são causadas por cortes ou vazamentos de responsabilidade de empresas concessionárias de serviços”, esclarece a nota.
Com relação ao roçamento do canteiro central, o Departamento de Paisagismo ligado à Secretaria de Meio Ambiente informa que a prefeitura é a responsável pela manutenção do local, sendo que a última intervenção ocorreu há 15 dias. O Departamento de Áreas Verdes da mesma secretaria informa que a área está disponível para adoção por empresas particulares ou outras entidades, conforme legislação municipal.
Uma outra reclamação dos moradores refere-se a iluminação da avenida. De acordo com eles, as lâmpadas dos postes instalados em frente aos condomínios, ligam e desligam durante toda a noite. Várias reclamações, segundo eles, foram encaminhadas à AES-Eletropaulo, que os orienta a procurarem a prefeitura.
Já, de acordo com a Secretaria de Projetos e Construções, a iluminação da avenida é de responsabilidade da Eletropaulo. “A prefeitura só realiza a manutenção caso os postes estejam instalados no canteiro central da via. O governo municipal pode pedir mais atenção da AES-Eletropaulo ao problema. Porém, é necessário que os moradores reclamem à empresa sobre a situação, e encaminhem os números de protocolos à prefeitura”, esclarece a nota.
Depois de feito o registro da reclamação, os moradores devem enviar os números à Secretaria de Comunicação, que irá enviá-los à Secretaria de Projetos e Construções para as providências necessárias. A prefeitura informa ainda que existe um projeto para implantar iluminação no canteiro central da avenida. O projeto foi desenvolvido pela administração pública e está em análise.
Fonte: Folha de Alphaville