No meio do inverno, o bairro Alphaville vive dias quentes, sem chuvas e com uma leve brisa. Depois de várias semanas frias, sempre exigindo roupas pesadas na maior parte do dia, todos tiveram que mudar seu vestuário no dia 10 de julho, quando o tempo começou a esquentar de novo na região.
Nos últimos 10 dias, as temperaturas à tarde superaram os 26 ºC. A explicação para esse fenômeno, de acordo com informações da Climatempo, é a presença de uma grande massa de ar seco e o predomínio do vento do quadrante norte, resultante da proximidade de uma frente fria que avança pelo sul do Brasil.
Na quarta-feira foram registrados 28 graus na região. Este valor é o maior do inverno, até agora, e representa a tarde mais quente em quase três meses, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A última vez que fez tanto calor foi no dia 23 de abril, quando a máxima chegou a 29,8 ºC na capital paulista.
Mas o calor está com as horas contadas. Uma nova frente fria começou a avançar do sul do Brasil nesta quinta-feira. E foi fácil notar o aparecimento de muitas nuvens sobre a Grande São Paulo e em quase todo o estado. Na sexta, 22, o efeito da frente fria vai ser maior. Nuvens carregadas se espalham sobre o estado de São Paulo e devem provocar chuva em praticamente todas as regiões paulistas. Além disso, ventos frios de origem polar chegam ao estado e vão ajudar a derrubar a temperatura. A Grande São Paulo terá uma sexta-feira nublada, com temperatura baixa o dia todo e chuva.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a temperatura até sábado não deve avançar quase nada além dos 20 ºC, uma grande queda em relação ao calor de 28 ºC dos últimos dias.
O sábado também será nublado, com maior sensação de frio em relação à sexta-feira, mas com pouca chuva. O sol reaparece no domingo, entre muitas nuvens, fazendo a temperatura subir, mas não vai esquentar como na última quinta.
Os problemas do tempo seco, comum nesta época do ano, são o aumento das tosses e agravamento de outros problemas respiratórios. A chuva e os ventos frios vão aliviar o calor e aumentar a umidade, mas nova massa polar não é tão forte para bater os recordes de frio que já foram estabelecidos até os primeiros dias de julho.
Os moradores de Alphaville aproveitaram as tardes ensolaradas para passear com os filhos, fazer caminhadas e também pegar uma piscina no Alphaville Tênis Clube (ATC). Daniel de Lima, morador do Alphaville Residencial 2, por exemplo, aproveitou o calor para levar o filho ao parquinho do condomínio na quinta-feira.
“Esse tempo de mudanças bruscas é muito ruim para as crianças, mas esse calor veio trazer até um alívio nesse inverno e decidi aproveitar”, declarou Lima.
O jornalista Augusto Xavier e a estudante Renata Piovesana também não deixaram o sol escapar: “Viemos aqui no ATC para caminhar, aprender a jogar tênis e também manter o bronzeado”, disse Xavier.
A pista de cooper, em frente ao Residencial 1, também registrou um movimento maior nos últimos dias. A dona de casa Soraia Mendes aproveitou a tarde da última quarta-feira, para passear com as crianças e os cachorros. “O sol está lindo e quero que eles aproveitem o final das férias”, disse.
Fonte: Folha de Alphaville