As vagas liberadas na alameda Madeira e na avenida Cauaxi, no bairro de Alphaville, após a ampliação do sistema de Zona Azul no bairro, não são disputadas tanto quanto antes. O Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), da Prefeitura de Barueri, que faz o monitoramento dos locais, já constatou que muitos motoristas migraram para a alameda Itapecuru, onde existe um bolsão gratuito, e também para estabelecimentos particulares.
Isso não quer dizer que o sistema seja um sucesso. Ele serviu para disciplinar, garantir a rotatividade de vagas, mas ainda levará um tempo para fazer com que os motoristas se adequem. Balanço do próprio Demutran mostra que, de 24 de novembro até a última semana, foram emitidas 353 autuações por desrespeito a Zona Azul. “Encontramos irregularidades como preenchimento errado do talonário, horário vencido ou falta de cartão”, explica o coordenador do Demutran, Edson Orrin.
De acordo com ele, desde que o sistema de cobrança foi ampliado, constatou-se uma rotatividade de aproximadamente 2,5 mil veículos nas duas vias, durante o horário comercial. Considerando que ambas as vias abriram pouco mais de 300 vagas, pode-se dizer que a Zona Azul realmente promove a rotatividade, desde que haja fiscalização constante, para que os motoristas não comecem a burlar o sistema.
“Sou favorável a Zona Azul, mas não se pode permitir irregularidades, como motoristas colocando cinco ou seis folhas no painel, justamente para permanecer o dia inteiro com o veículo no mesmo lugar”, diz Alfredo Gomes, 45, logo após parar na alameda Madeira.
O taxista Otaviano Antranic diz que vários motoristas param pela manhã na Madeira e só voltam para buscar o veículo no final do dia. “Não sei quantas multas eles vão acumular até o final do mês. Na minha opinião, a fiscalização ainda é falha. Vejo os agentes usando os veículos para transitar pela via, quando deveriam andar a pé.”
Já Marcelo Nando Santos está feliz com a ampliação da Zona Azul. “Estou fazendo tratamento dentário e tinha dificuldades em estacionar próximo ao Centro Comercial. Agora, a qualquer hora encontro vaga. E o período de Zona Azul é suficiente para ir até a dentista e retornar. Acho excelente que todos possam usar. Nem estressado fico mais”, diz.
Outra a aprovar a ampliação é Nicole M. Martins. “Quando venho fazer a manicure, não encontro problemas para estacionar. Acho perfeito. Sempre tem os agentes de trânsito e também os guardas municipais. Gostaria que a Zona Azul também chegasse a região do Tamboré (avenida Tucunaré), onde conseguir uma vaga de estacionamento ainda é muito complicado”.
Fonte: Folha de Alphaville