Apesar de fugir à regulamentação do CBT (Código de Trânsito Brasileiro), a prática do ensino informal de direção é uma atividade rotineira no Brasil, passada adiante de geração à geração de motoristas.
Em Alphaville, um ponto em comum vem sendo eleito por aspirantes a condutores, para aulas extra classes, ministradas por parentes, amigos e conhecidos, antes, durante e depois do processo de habilitação: o conjunto de vias que que fica entre a avenida Guilherme P. Guglielmo e o prédio do Senai e nas proximidades da Câmara de Vereadores da cidade.
No mesmo local, carros habilitados de auto escolas da região, em processo de formação de condutores, administram aulas práticas.
Segundo o CTB, constitui infração gravíssima a condução de um veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir. A penalidade prevista é a aplicação de multa no valor de R$ 191,54 (7 pontos na carteira) e apreensão do veículo.
Segundo o agente responsável pelo núcleo de educação de trânsito do Demutran de Barueri, Cláudio Experidião dos Santos, os civis que presenciarem atos de irregularidade no trânsito devem entrar em contado com o departamento e registrar uma denúncia.
Ele revela que os agentes da cidade também têm feito intervenções na área livre do novo Centro Comercial de Barueri, e conta que os descumprimentos são frequentes. É uma atividade irregular e constante, mas nós não estamos alheios a isso e dependemos de que sejam efetuadas denúncias, adverte.