Alphaville receberá campanha de Vacinação contra Gripe nesse sábado

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia, nesse sábado (05/05), em toda a cidade, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que se estende até 25 de maio. Deverão ser imunizadas contra os vírus Influenza A (H1N1) e (H3N2) e Influenza B, todas as pessoas a partir de 60 anos, mulheres gestantes e crianças de seis meses a dois anos incompletos.

No primeiro dia (05/05), a vacinação acontece das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde da cidade, além de quatro postos fixos nos bairros de Alphaville, Tamboré e Aldeia da Serra.

Os postos fixos da campanha estarão no dia 05/05 em Tamboré – no Colégio Municipal Tom Jobim, localizado à Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, nº 900; em Alphaville – no mercado Pão de Açúcar, que fica na Avenida Marte, 624; e na Administração Regional de Alphaville – na Avenida Yojiro Takaoka, 2.711 – Alphaville. O quarto posto estará no bairro Aldeia da Serra, na Praça da Aldeia, 240.

E, ao longo de toda a campanha, a vacinação vai acontecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas Unidades Avançadas de Saúde (USAs), na Unidade da Saúde da Família (USF), na Unidade Móvel do Cururuquara e no Centro Integrado da Saúde (CIS) da Fazendinha. Portanto, quem fizer parte de um dos grupos selecionados deve procurar a unidade mais próxima. As UBSs do Colinas da Anhanguera e do bairro 120 atendem das 7h às 16h, e as demais UBSs e USAs, das 7h às 19h.





Uma única dose da vacina protege as pessoas dos três tipos de gripe. Porém, as crianças menores de dois anos, que não participaram da campanha no ano passado, deverão tomá-la em duas etapas, sendo a segunda 30 dias após a primeira.

O Ministério da Saúde alerta que a vacina não é recomendável para quem tem alergia grave à proteína do ovo – utilizada em sua fabricação – ou para quem teve reações anafiláticas a doses anteriores. Quem tomar a vacina deve aguardar 48 horas para doar sangue.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar, em todo o país, cerca de 24,1 milhões de pessoas, o que corresponde a 80% dos 30,1 milhões ligados aos grupos priorizados. No estado de São Paulo, a imunização deve atender 5,3 milhões de paulistas, número que também representa 80% dos 6,56 milhões da população nesses grupos. Em Santana de Parnaíba, a meta é imunizar 10.084 pessoas de um total de 13.588 pessoas que se enquadram nos grupos etários.

A escolha dos grupos etários foi baseada em estudos realizados que observaram quais pessoas que estiveram mais vulneráveis às doenças, nos anos anteriores. Em 2011, quando foram incluídos gestantes, crianças e indígenas no público-alvo, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44% – de 9.383 para 5.230. A campanha imunizou 25,1 milhões de pessoas – 84,1% do público total de 29,9 milhões.

Fonte: Prefeitura de Santana de Parnaíba





Deixe seu comentário