O bairro de Alphaville terá a primeira edição do Eco Parade, um espécie de teaser da Eco Parade 2011, ou seja, um movimento de intervenção urbana que utiliza arte e solução ambiental como ferramentas para sensibilizar as pessoas ao mostrar que o ciclo de vida de um produto não termina com o simples descarte em lixeiras.
Por conta disso, os idealizadores instalaram em pontos estratégicos de Alphaville diversas Ecobases personalizadas por artistas renomados como Márcio Moreno, Ramon Azerra, Tchê Ruggi, Ricardo Penino, Jerry Batista, Ricardo AKN, Mundano, Sliks, Dan Mabe, Enivo e Sinhá. As Ecobases são coletores compostos por compartimentos separados por cores e materiais onde as pessoas podem fazer o descarte correto dos resíduos.
Paralelamente o serviço de coleta seletiva será realizado por uma equipe espalhada pela cidade, que resgatará os resíduos utilizando as GreenBikes. Em seguida, os materiais irão para uma Central de Triagem e, de lá, encaminhados para as cooperativas de catadores.
O apoio para a Eco Parade é da Gafisa, uma das maiores construtoras e incorporadoras em atuação no país. Por meio de seu novo empreendimento comercial, o Alpha Green, a companhia incentiva a ação que pretende conscientizar a população a ser responsável pelo que consome e por aquilo que o seu consumo produz. “Os moradores que quiserem descartar seus resíduos diretamente no Alpha Green, também estão autorizados”, avisa Erika Fugiwara, gerente nacional de Marketing da Gafisa.
O projeto é uma iniciativa da Re9, empresa privada de educação para sustentabilidade, e conta com a Produção Executiva e Estratégia da Agência Arnova Design. A primeira Eco Parade foi realizada em São Paulo durante os meses de junho, julho e agosto de 2011. “As 35 Ecobases foram espalhadas por nove parques da cidade durante 90 dias. Recolhemos cerca de 1.050.000 de resíduos reciclaveis. Já estamos planejando novas edições para São Paulo e Rio de Janeiro”, comenta Renato Becker, diretor executivo da Re9.
O empreendimento
O Alpha Green reúne os mais modernos padrões em edificação comercial do país. Sistema de uso econômico da água, elevadores inteligentes, estações de abastecimento energético para carros elétricos, coleta de lixo reciclável e bicicletário são alguns dos diferenciais que traduzem o caráter sustentável do projeto, alem de wi-fi nas áreas comuns do térreo, auditório e salas de reuniões no mezanino. Localizado na avenida Cauaxi, 293, com acesso pelas alamedas Rio Negro e Purus, em Alphaville, o empreendimento possuirá uma única torre, com 34 pavimentos, além do térreo e mezanino. Será composto por conjuntos comerciais e lajes corporativas, com salas a partir de 40 m² em uma área total de 4.445,00 m² de terreno.
Fonte: Folha de Alphaville