A Virada Sustentável já é realidade em São Paulo e também em Alphaville. A primeira edição do evento na capital contou com a participação de mais de 500 mil pessoas, com 480 atividades culturais distribuídas em 78 espaços da cidade.
Este ano, a 2ª edição acontecerá nos dias 2 e 3 de junho. Já o lançamento oficial da campanha foi realizado no último dia 7. Baseada em um alerta aos terráqueos, as peças da campanha mostram todo o dano causado pela poluição e ações não sustentáveis, mas sem acusar ou julgar o ser humano, pois o personagem que realiza essas ações é um ET. A mensagem: “Só quem é de fora não precisa se preocupar com o planeta” compõe todas as peças.
O evento que acontecerá em São Paulo tem o objetivo de ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem mais positiva para a população, usando a arte e a cultura como principais ferramentas de conscientização. Atividades educativas e lúdicas sobre o tema, com a utilização de teatro, música, cinema, artes, oficinas, gincanas, concursos culturais, yoga, meditação, entre outros, estarão inseridas no evento.
Em Alphaville
Já em Alphaville, a segunda edição é idealizada pelo publicitário e empresário, Thomaz Astolfi Luz Pereira. Ele diz que a ação aqui será similar ao da capital. “É o mesmo evento, porém, com foco em Alphaville e em proporções menores”, explica. Ainda sem data certa para acontecer, está em fase de captação de patrocínio e apoio. “Teremos alguns meses para planejar, elaborar e implementar o evento. Agora, estamos finalizando o projeto para captação de empresas patrocinadoras”, revela.
No ano passado, Astolfi teve apenas 20 dias para idealizar as 23 atrações que compuseram a Virada de Alpha, além de imprimir peças de comunicação e montar a estrutura do evento. “Fizemos tudo isso por pura doação e apoio de empresas que colaboraram gratuitamente conosco. Sabíamos que o prazo era praticamente inviável, principalmente sem verba de investimento, porém, optamos em acreditar no projeto no longo prazo e ‘plantar a semente’ do conceito de sustentabilidade através do evento.”
Mas tudo valeu à pena, segundo o publicitário. Em 2011, atividades como alongamento, passeio de bicicleta, aulas de chi cung, de yoga, tay chi chuan, avaliação física, rali a pé, jump, teatro, exposição do Greenpeace, plantio de mudas, mountain board, casa das curiosidades, quick massage, feira sustentável, construção de minhocário, palestra e oficina de brinquedos foram as atrações.
Para Astolfi, as pessoas estão mais preocupadas com o meio ambiente, principalmente as novas gerações. “Acredito que a consciência está mudando por uma questão bem simples: necessidade. O homem tem acesso a informações que antes não tinha, e todos nós sabemos que o crescimento não pode continuar da forma avassaladora que vem sendo feito. Preocupar-se com as atitudes é garantir um futuro melhor para nossos filhos e netos”, declara.
Algumas surpresas já estão sendo preparadas para o evento de 2012. Música é uma delas. “Pretendemos fazer o evento em diversos lugares de Alphaville, inclusive na rua. A Prefeitura de Santana de Parnaíba está aberta a cooperar com a liberação dos espaços e estamos buscando contato com a Prefeitura de Barueri para conseguir o mesmo”, diz.
Fonte: Folha de Alphaville