Barueri inicia novo acesso a Alphaville

A Prefeitura da cidade de Barueri deu início à construção do novo acesso a Alphaville. A primeira etapa da obra compreende a ligação entre a rodovia Castello Branco e a avenida Sylvio Honório Penteado, no Tamboré. A partir dela, haverá a ligação com a avenida Tucunaré, que também sofrerá intervenções.

O projeto anunciado para aquela região é um mini anel viário, já que envolve a ligação entre a Castello e a Sylvio Honório, um novo acesso sentido interior, além de um viaduto sobre a rodovia que despejará o tráfego no sentido capital. O projeto ainda será complementado com um viaduto sobre a alameda Araguaia, ligando a Tucunaré e a Sylvio Honório e absorvendo parte do intenso fluxo. Pela complexidade do projeto, ele só pode ser realizado em etapas.

O secretário de Obras de Barueri, Roberto Piteri, disse que a primeira etapa será executada com cautela. “Ao movimentarmos a terra, não podemos deixá-la cair na rodovia, para não atrapalhar o fluxo de veículos”, esclarece. Quem passar pelo local, encontrará apenas proteção à área que abriga essa primeira etapa.

Ainda de acordo com a secretaria de Obras, houve um pequeno atraso no cronograma em virtude das chuvas. As obras deveriam ter começado logo no início de fevereiro, mas os engenheiros decidiram adiá-la para aguardar o período de estiagem. Como ainda não há previsões sobre ausência de pancadas de chuvas, o cronograma poderá ser estendido um pouco mais. Ou seja, se a previsão inicial era entregar a primeira etapa no primeiro semestre, ela poderá não se concretizar, ficando para o início do segundo semestre. Quem ditará as regras será o tempo e também as condições do terreno.

Projeto

O complexo viário, desenvolvido e bancado pela prefeitura, integra o projeto “Trânsito Melhor em Alphaville”, anunciado pelo prefeito Rubens Furlan (PMDB) no início de 2011 em meio a uma série de medidas para aumentar a fluidez do tráfego em Alphaville e Tamboré.

Desde então, a prefeitura implantou semáforos, ampliou vias, reformulou rotatórias, removeu lombadas e adotou a restrição à circulação de caminhões no horário de rush da tarde. As medidas aumentaram a fluidez do tráfego, mas os bairros ainda contam com alguns pontos de estrangulamento, como a avenida Piracema, na ligação com a ponte de Carapicuíba. Ali, o estrangulamento do tráfego se reflete até na rodovia Castello Branco, já que quem tenta acessá-la tem de primeiro transpor os congestionamentos com destino a Carapicuíba.





O novo acesso a Alphaville deverá melhorar a chegada aos bairros de Alphaville e Tamboré, já que dividirá ainda mais o fluxo. Deverá apresentar o mesmo resultado da transformação da avenida Tamboré em novo acesso. A Tamboré absorveu, de acordo com apuração do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), da Prefeitura de Barueri, quase 40% do fluxo da Rio Negro, melhorando e muito o acesso aos bairros no período da manhã.

A Tamboré tirou da Rio Negro principalmente os veículos com destino a Santana de Parnaíba, já que eles vão até a rotatória do Mackenzie e dali acessam a Paiol Velho.

Acesso é prioridade

Em dezembro, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PMDB), afirmou que a prioridade da administração municipal para este ano é o início da construção do novo acesso de Alphaville à rodovia Castello Branco, bem como das demais obras previstas no projeto desse complexo viário, que vai alterar o traçado da região.

Furlan explicou que as obras deverão ocorrer em três etapas – sendo que, devido ao grande porte das intervenções, somente a segunda parte deve demorar cerca de dois anos e meio para ser executada.

A saída para a marginal da Castello, no sentido interior, está inclusa na primeira fase do projeto e as obras foram autorizadas pela Artesp (Agência Reguladora dos Transportes no Estado de São Paulo). O novo acesso ligará a Castello à avenida Sylvio Honório Penteado, que termina na Araguaia, mas continua com a avenida Tucunaré, que desemboca no Colégio Presbiteriano Mackenzie.

Já a segunda etapa, que deverá ter o processo de licitação iniciado nos próximos dias, prevê a construção de um viaduto sobre a rodovia, ligando a região do Tamboré à pista oposta da rodovia, na marginal, sentido capital. A última fase será a execução de um viaduto sobre a alameda Araguaia e a mudança do traçado viário de toda a Tucunaré, até a altura do Mackenzie.

“Cada uma dessas etapas de todo o complexo, que tem investimento estimado em R$ 60 milhões, já refletirá melhorias no trânsito. Porém, tem que se esperar”, disse Furlan.

Fonte: Folha de Alphaville





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