A Prefeitura da cidade Barueri, em parceria com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), lançou nessa quinta-feira, 8, na Câmara Municipal, a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” pela substituição das sacolas plásticas descartáveis nos supermercados da cidade e também do bairro de Alphaville.
Em maio deste ano, o governador Geraldo Alckmin assinou com a Apas um acordo para extinguir as sacolas plásticas descartáveis dos supermercados. A partir do dia 25 de janeiro de 2012, os supermercados que aderirem à campanha não oferecerão mais sacolas plásticas descartáveis aos consumidores, que devem utilizar opções mais sustentáveis para transportar suas compras, como sacolas reutilizáveis, caixas de papelão e carrinhos de feira.
Barueri sai na frente entre os municípios da região que estão aderindo à campanha. Desde 2010, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, em parceria com a Apas, divulga para a população da cidade os benefícios do uso de sacolas reutilizáveis para o meio ambiente.
Números
O Brasil produz anualmente cerca de 135,9 bilhões de sacolas plásticas descartáveis. Só em Barueri, estima-se que sejam utilizadas cerca de 170 milhões de unidades por ano, o que corresponde a 515 toneladas. Calcula-se que cerca de 90% desse material, com tempo de degradação indefinida, acaba servindo de lixeiras ou viram lixo simplesmente.
O uso das atuais sacolas plásticas descartáveis traz diversos impactos ambientais. Além de ocupar espaço nos aterros, sua produção utiliza grande volume de água e gera resíduos industriais. Há ainda o uso inadequado e descarte na rua, que leva o material às galerias e bueiros. Isso causa entupimentos e enchentes, polui a água e o solo e traz prejuízo à vida de diversas espécies de animais.
Fonte: Folha de Alphaville