Com um histórico de mais de 1,3 milhão de m² de áreas construídas e 28 anos de experiência na construção de obras comerciais, industriais e residenciais, a MPD Engenharia comemora atualmente sua mais nova vitória: o Prêmio ITCnet SustentaX de Sustentabilidade na Categoria Residencial. Em entrevista à Folha do bairro de Alphaville, o vice-presidente Técnico, Milton Corrêa Meyer Filho, explica qual a importância do prêmio para a MPD-Engenharia.
O que representa esse prêmio para a MPD-Engenharia?
Milton Corrêa Meyer Filho: É de fundamental importância para o setor e para a empresa, pois no Brasil estamos na fase inicial desta revolução. Mas as forças de mercado dão sinais claros de que vamos andar rápido. O desafio será disseminar o processo integrado de arquitetura e design, formar profissionais qualificados em gestão da mão de obra e de certificação, além de mostrar o futuro irreversível das construções sustentáveis, onde todos ganham. As empresas do segmento que se adiantarem a este processo terão claramente uma vantagem competitiva.
O que a palavra sustentabilidade significa para a empresa?
A MPD iniciou suas ações neste sentido em 2004, com o lançamento do empreendimento residencial Resort Tamboré, que já previa no projeto diferenciais ecológicos que contribuiriam para a preservação do meio ambiente e reduziriam custos para o condomínio. A diretoria viu nesse momento a importância de ser uma empresa preocupada com as ações desencadeadas por ela e tenta constantemente reverter através de programas de melhoria se reinventar perante os seus desafios.
Fale um pouco sobre como nasceu esse valor agregado (sustentabilidade) na empresa? A MPD-Engenharia já nasceu sustentável?
A política interna da MPD Engenharia nasceu formalmente no ano de 2009, apesar de que desde 2004 já vinha realizando ações pontuais, adotamos como meta o título: “Em Busca da Sustentabilidade”. A preocupação do comitê formado para desenvolver o tema na empresa foi de adequar ao objetivo da construção sustentável, observando que nem todos os insumos utilizados no setor da construção podem ser prontamente substituídos, porém tentou-se colaborar nas principais ações que temos real controle. Lembro que a construção consome grandes quantidades de recursos, produz resíduos e poluição, que contribuem para a degradação do meio ambiente. Assim adotamos a capacidade de planejar e prever os impactos que pode provocar antes, durante e depois a construção, por conceito as obras são projetadas, construídas e operadas visando melhoria das performances ambiental e econômica, da saúde ocupacional e da produtividade dos ocupantes. Como exemplo, citamos a utilização da água de reuso, para fins menos nobres, material de campanha de conscientização, como material de divulgação e treinamento, além de palestras e seminários, para todo o grupo de colaboradores diretos ou indiretos, chegando a substituir até copos plásticos e reduzir e separar os resíduos, com a coleta seletiva do lixo na obra.
Quais os itens sustentáveis valorizados nas construções da MPD-Engenharia?
Destacamos ações desde o esgoto tratado, captação e armazenamento de águas pluviais, sistema automático de irrigação e central de recepção de lixo reciclável. A preocupação com seus canteiros de obra iniciou pouco antes focando ações de preservação junto ao meio ambiente com o plantio de mudas de árvores; implantação de uma área verde junto a um córrego em Barueri e outro em Santana de Parnaíba; além da criação do viveiro de plantas “Verde é Vida” para serviços de reposição de vegetação. Implantamos o “Guia MPD de práticas sustentáveis”, com as principais ações da empresa voltadas ao ambiental, econômico e social. Na esfera ambiental, promovemos amplamente o ato de: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reinventar!
Na esfera social, ressaltamos os programas de alfabetização nos canteiros de obra, o programa de qualificação da mão de obra, do Projeto: Educação para o Desenvolvimento Sustentável, focando o cidadão e trabalhador dos canteiros de obras, entre outras ações voltadas à Responsabilidade Social.
O que significa para a MPD-Engenharia estar entre as 100 maiores empresas de construção do país e, ainda, ser reconhecida pelas ações de sustentabilidade desenvolvidas ?
Mais de 28 anos de mercado é para nós da MPD Engenharia, motivo de orgulho por ter sido reconhecida pela ITCnet Sustentax. Temos consciência de ter plantado apenas uma semente para a perpetuação de um trabalho a longo prazo.
Fale-nos sobre os segmentos da construção a MPD-Engenharia atua com maior ênfase.
Buscando atender diferentes nichos de mercado, já construiu uma série de empreendimentos entre eles o Shopping Tamboré, bem como as obras de ampliação do Shopping Taboão e Top Center Paulista; escolas como a Castanheiras, Fernão Gaivota, Santo Américo, Universidade Unipiaget do Brasil e o Sesc – unidade Santo André; no setor de saúde a Clinica Santa Helena, as instalações da FURP – Fundação para o Remédio Popular e atualmente o Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre; parques fabris como da Argamassas Quartzolit e Mercedes Benz, parques gráficos como Antilhas, Plural e Margraf.
Em Caxias do Sul, entregou o Edifico Sede do Tribunal Regional Federal, a unidade de Produção, Expedição e Recursos Humanos da Randon. Atua fortemente na área de incorporação imobilária, na região de Alphaville e Tamboré com a edificação residencial, já tendo entregue 1.580 apartamentos em diferentes condomínios.
Fonte: Folha de Alphaville