A Equipe Acelera Siriema, de Encontra Alphaville, começou bem este início de temporada em Barretos, no interior paulista, que aconteceu sábado, 26. Com o tempo de 1h41m02s, o piloto Luiz Facco e o navegador Glauber Fontoura faturaram o primeiro dia do Rally de Barretos na Super Production, entre os 12 carros da categoria, e marcaram o nono tempo entre as 33 duplas do certame. Antes, a dupla andou forte no Prólogo e, com 2m17s, garantiu o segundo lugar da categoria.
No primeiro dia, a Acelera Siriema levou 1h41m02s para percorrer os 115 quilômetros de trechos cronometrados, sendo a mais rápida entre os 12 carros da categoria, e ainda o nono tempo entre as 33 duplas da prova.
Já no domingo, 27, segundo dia de disputas do Rally de Barretos, os off-roaders Facco e Fontoura tiveram um outro cenário ao longo da prova. A dupla teve de driblar alguns problemas mecânicos e não pode pisar fundo como pretendia. Usou da estratégia de finalizar o trecho cronometrado, sem prejudicar o resultado final e deu certo. No somatório do fim de semana, com o tempo de 3h26m09s, a
Equipe Acelera Siriema venceu o rali na categoria Super Production e saiu na frente nos Campeonatos Brasileiro e Paulista de Rally Cross Country.
Mas foi quase uma saga para a dupla completar a Especial do dia, tanto que terminou em 8º na categoria, mas teve uma boa vantagem porque havia sido a mais rápida na prova do sábado. No Km 10 estourou a tração 4×4 do carro, logo depois a turbina começou a dar mais pressão que o normal e foi preciso maneirar para não estourar o motor e, por fim, o carro atolou por volta do Km 60 e tiveram de aguardar ajuda para retornar à prova.
“A prova é maravilhosa, muito legal de se andar e adoramos correr em Barretos. A situação do dia (27) foi bem complicada e acabamos não tendo o desempenho desejado. Foi difícil até chegar, porque os problemas acabaram nos atrapalhando, mas graças à posição satisfatória de domingo, o resultado final nos permitiu vencer esta primeira etapa do Brasileiro e é isto que importa”, explicou o piloto Facco.
Fontoura comemorou o resultado e seu retorno aos grids: “Foi muito legal, nem acreditei que hoje (27) foi assim. Mostra mais uma vez que rali só se termina quando chegamos ao parque fechado. No segundo dia, a navegação foi perfeita.
Deu tudo certo e soubemos driblar os problemas. Agora é pensar na próxima etapa do Brasileiro”, afirmou o navegador.
Facco e Fontoura fizeram o melhor tempo da Super Production e garantiram um ponto extra no ranking do campeonato nacional. Sendo assim, na tomada de tempo que definiu o grid de largada para o primeiro dia de prova, a dupla fez o quarto tempo na geral.
O piloto faz questão de agradecer a dupla Anderson Guimarães e Rodolfo Santos que os ajudou, quando estavam atolados no meio da Especial: “agora que venha o RN 1500”, que é a próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.
Considerada uma das maiores provas da modalidade no Norte/Nordeste do país, o Rally RN1500, acontece de 14 a 17 de abril no Rio Grande do Norte.
O Rally Barretos foi válido pela 1ª etapa dos campeonatos: Brasileiro de Rally Cross Country para carros e caminhões (CBA), Paulista de Rally Cross Country (FASP), Paulista de Rally Baja (FPM) e Brasileiro de Rally Baja para motos e quadris (CBM).
Fonte: Folha de Alphaville