Furlan promove alterações no trânsito de Alphaville

Depois de anunciar a remodelação da rotatória do Residencial 1 em guia Alphaville, com a redução do raio interno e criação de nova faixa; a ampliação da alameda Mamoré, também com a construção de mais uma faixa; a remoção do ponto de ônibus que fica nas proximidades da rotatória, e a proibição da circulação de caminhões pelo local, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, anuncia mais um pacote de medidas, que visa garantir maior fluidez ao tráfego.

O prefeito quer transformar a avenida Tamboré em via de acesso a Alphaville e Tamboré. Para tanto, contará com a ajuda da Viaoeste, concessionária da rodovia Castello Branco, para fazer a remodelação na entrada da avenida, a partir da Castello.

“Essa via jogará o fluxo próximo ao Mackenzie e retirará muitos carros, que utilizam o entorno do Centro Comercial como via de passagem”, explicou o secretário de Assuntos de Segurança, Edson Santos, também responsável pelo Demutran.

Outra mudança refere-se ao traçado da avenida Dib Sauaia Neto. Hoje, a via faz uma espécie de zigue-zague, exigindo que o motorista tenha habilidade e cuidado para circular pelo trecho.

A prefeitura vai remodelar a via, tirando alguns “bicos” e facilitando a vida do motorista. Sob a ponte Antônio Macedo Arantes, a prefeitura quer impedir o estacionamento de fretados e também retificar o traçado, ampliando a malha viária e melhorando a trafegabilidade.

As mudanças não param por aí. Numa contagem realizada pelo Demutran foi constatado que na alameda Rio Negro, próximo ao Circus, há mais de 7 mil travessias por dia.

“Não são pessoas, são travessias”, esclareceu o secretário.  Ali, a prefeitura colocou uma espécie de gradil, para forçar os pedestres a utilizarem a passarela, que fica a uns 300 metros de distância.

Muitos devem reclamar da alteração, mas como a Rio Negro é uma subida, quando o motorista para, isso se reflete no trânsito, causando uma certa lentidão. Ao forçar o uso da passarela, a prefeitura garante mais segurança ao pedestre e aumenta a trafegabilidade no trecho.





Por fim, a rotatória do Residencial 1 passará por nova modificação. Estudos exigem que seu raio seja reduzido em um metro e meio. “O fluxo de veículos no local é intenso. Ao aumentar a malha, a rotatória ganha uma sobrevida”, explicou o engenheiro de tráfego Alexandre Zum, que integra a equipe da Brascontrol, empresa especializada em soluções para o trânsito e contratada pela administração pública.

A avenida Paiol Velho também terá alterações. Lá, serão retiradas as lombadas.

Outras intervenções

Existem outras obras, algumas já entregues e outras em andamento. Uma delas é a nova ponte sobre o rio Tietê, ligando a avenida General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, na Aldeia de Barueri, com a estrada da Aldeinha. O prazo previsto para término é 2012.

A ponte está em fase de obras das fundações e de execução dos pilares. Está sendo construída com recursos da prefeitura, com o objetivo de facilitar o escoamento do tráfego e ajudar a desenvolver o futuro polo industrial do Votupoca, onde se localiza o Jardim Maria Helena e o futuro loteamento Vila do Conde.

Vai beneficiar um grande contingente de trabalhadores na região de Alphaville e Tamboré, bem como os frequentadores de dois novos shoppings da região: Iguatemi, inaugurado na quinta-feira, 28, e o Parque Shopping Barueri, em construção na Aldeia, ao lado da Estação Antônio João da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Com 600 metros de extensão, a nova ponte terá sentido duplo, alça em harpa para acesso de veículos com destino à Aldeia de Barueri e retorno para tráfego direcionado à Via Parque.

Ela complementa outras importantes obras, como a Via Parque, entregue em 2006; prolongamento da avenida Pirambóia, em funcionamento desde 2008, e alargamento da avenida Alphaville, liberada ao tráfego em 2009. Todas obras feitas pela prefeitura.

Fonte: Folha de Alphaville





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