Quem transita pela avenida Alphaville a pé e precisa ir até a avenida Sagitário necessita de muita disposição. É que num trecho da avenida, os pedestres se arriscam em meio ao tráfego para atravessar, ou passam por calçadas estreitas, também sendo alvo dos motoristas.
A avenida Alphaville faz divisa entre Barueri e Santana de Parnaíba, que segue como Avenida Yojiro Takaoka. Os problemas para os pedestres começam para quem precisa chegar à Sagitário. Essa avenida começa a ter maior fluxo de carros e pessoas, pois recebeu há pouco tempo construções do Alpha Square que movimenta a região por conta dos complexos empresarial e residencial.
A recepcionista Sheilla Ramos da Silva diz que o cruzamento da Alphaville e Sagitário é sua única opção para chegar ao trabalho. “Passo por aqui todos os dias e sempre tenho que correr com salto para atravessar. É perigoso e nenhum motorista dá passagem”, reclama. Já o contador Geraldo Souza diz que demora ao atravessar a avenida. “Muitas vezes passo muito tempo esperando para atravessar e tenho que correr, pois os carros passam em alta velocidade. E se um dia eu cair, o que pode acontecer?”, questiona.
Próximo à lanchonete Burger King há faixas de pedestres e semáforos inteligentes que acionam a parada dos carros assim que o pedestre aperta o botão. Contudo, para quem precisa ter acesso à avenida Sagitário corre o risco de sofrer um acidente durante o percurso. É que se a pessoa precisar chegar ao ponto de ônibus, que fica no sentido do Residencial 2, pode passar por mais problemas por conta do estreitamento da calçada.
“Para não correr o risco de ser atropelado atravessando a avenida, subo esta calçada que também não oferece segurança no bairro de Alphaville”, admite o vendedor Eliseu Carvalho. A recepcionista Sheilla também se arrisca na calçada estreita. “Quando vou pegar o ônibus, passo pela calçada porque é mais rápido que atravessar. Mas os carros passam depressa e fico com medo de ser atropelada. Mas não tem outro jeito”, diz.
Velocidade
Para os motoristas que seguem na avenida Alphaville no sentido Santana de Parnaíba há uma placa indicando a velocidade máxima de 50 km/h no trecho de travessia dos pedestres. Já quem sobe no sentido Residencial 2 a placa indica 30 km/h.
Mas na prática os motoristas passam em alta velocidade, supostamente desrespeitando os limites. “A velocidade só reduz quando chegam no semáforo, mesmo vendo que precisamos atravessar”, finaliza Geraldo.
Em nota, a Prefeitura de Barueri afirma que os questionamentos sobre os problemas foram repassados às secretarias de Obras, Planejamento e Urbanismo e Serviços Municipais. Segundo as informações não há previsão de início dos reparos devido à demanda de serviços emergenciais ocasionada pelas chuvas dos últimos dias.
Fonte: Folha de Alphaville