A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Receita e Meio Ambiente, realizou na última terça-feira (dia 21) a reunião da 4ª consulta pública da revisão do Plano Diretor Municipal Estratégico na escola municipal Tom Jobim, no bairro de Alphaville.
Cerca de 50 pessoas participaram do encontro e no início do evento no bairro de Alphaville foi entregue um questionário com três questões: Você sabe o que é Plano Diretor? Quais as deficiências que você encontra no seu condomínio? E o que você sugere para que seja analisado na revisão do Plano Diretor 2013? No final da reunião as respostas foram colocadas em uma urna.
Depois de realizadas todas as audiências será feito uma minuta com todas as indicações das consultas e encaminhadas para a Câmara dos Vereadores.
Jadson Spina, secretário de Planejamento, Receita e Meio Ambiente disse que o Plano Diretor 2013 tem como base o Plano Nacional de Ordenamento Territorial
“Estamos recolhendo todas as necessidades de cada bairro, através dos apontamentos feitos pelos próprios moradores”, diz Spina.
Entre os principais assuntos reclamados pelos moradores que compareceram na reunião estão o esgoto (apenas 30 % do esgoto do bairro é coletado e 5% tratado) e adaptações a acessibilidade, principalmente para os idosos. De acordo com a apresentação, a prefeitura quer utilizar a área de Várzea do Rio Tietê, pois existe um potencial hídrico enorme e que atualmente se encontra poluído.
Com relação ao meio ambiente a prefeitura quer também instituir um programa Margens Verdes que cuidaria da preservação das áreas do entorno do rio Tietê. Estiveram presentes o representante do Secovi, José Lucena, e o presidente da Sociedade Alphaville Tamboré (SIA), Hilton Vaz.
Mas o assunto que chamou mais atenção foi em relação ao trânsito. Foi apontado um dado em que o número de carros é quase o mesmo número de moradores. A estimativa da administração regional Alphaville Tamboré é que morem nos bairros cerca de 30 mil pessoas e trafeguem pelos bairros 24 mil veículos.
Para a realização da revisão do Plano Diretor de Santana de Parnaíba, será contratada uma empresa ou instituto, que irá auxiliar a administração para a revisão do documento. Além disso, ao longo do processo, irão acontecer oficinas com urbanistas para discussão de melhores diretrizes da elaboração do plano.
“O Plano Diretor é uma ferramenta que direciona como nós queremos a nossa cidade no futuro. Com ela vamos conciliar os interesses de todos e, assim, fazer uma cidade boa para toda a sua população. Nós temos um dever muito grande em melhorar a qualidade de vida dos moradores e já estamos tomando providências sobre isso, inclusive, que já foram realizadas recentemente, como a alteração da lei de zoneamento, que restringe o número de andares a serem construídos em determinados locais da cidade”, disse o vice-prefeito da cidade, Boreli.
Fonte: Folha de Alphaville