Não adianta reclamar. Os semáforos são os equipamentos apropriados para organizar o trânsito, dizem especialistas. A cidade de Barueri foi a primeira prefeitura a lançar mão dos equipamentos para melhorar a fluidez e garantir segurança aos motoristas. Agora, a Prefeitura da cidade de Santana de Parnaíba também amplia a utilização dos equipamentos para Alphaville e Tamboré.
Na segunda-feira, 4, agentes da Coordenadoria Municipal de Transporte e Trânsito (Comuttrans), de Parnaíba, ligaram os semáforos implantados no bairro de Alphaville. Eles estão na: avenida Yojiro Takaoka com a portaria do Residencial Alphaville 5 (próximo ao Centro de Apoio II); avenida Yojiro Takaoka com o ponto de ônibus oposto ao Carrefour Bairro (sentido Barueri); avenida Yojiro Takaoka defronte à Unip (sentido Centro Histórico); avenida Yojiro Takaoka com a Praça da Paz (no acesso à avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues).
A medida visa melhorar a segurança da população e o tráfego em Alphaville e Tamboré, que concentram um fluxo grande de veículos e pedestres. Com os equipamentos, a travessia e o trânsito das vias ficarão mais ordenados. O projeto para a implantação dos semáforos foi realizado pela Comuttrans, que também é responsável pela manutenção dos equipamentos.
Para operar da melhor maneira possível os semáforos instalados, os funcionários da coordenadoria passaram por treinamento, concedido pela empresa fornecedora dos equipamentos, a Sitran.
De acordo com o coordenador municipal de Transporte e Trânsito, Stefan Pawluk, que acompanhou de perto a ativação dos semáforos, a ação é de fundamental importância na manutenção da ordem do fluxo de pedestres e veículos na cidade, uma vez que, nos últimos anos, o município cresceu muito. “A medida visa, também, trabalhar a agilidade no trânsito da cidade, além de garantir a segurança dos motoristas e pedestres nas vias públicas”, ressalta.
Para a implantação dos semáforos na Praça da Paz e na portaria do Residencial Alphaville 5, foram realizadas obras nos canteiros. Elas foram conduzidas pela Secretaria Municipal de Obras, para que as vias se adequassem ao sistema de funcionamento dos equipamentos.
Vale ressaltar que, em breve, os redutores de velocidade (também conhecido como lombadas), que estão instalados na Praça da Paz (sentido Centro Histórico) e na avenida Yojiro Takaoka (defronte à UNIP) serão retiradas.
Outros locais
Além de Alphaville e Tamboré, outros bairros da cidade também ganharam mais fluidez e segurança no trânsito, graças à implantação de semáforos. Desde o dia 9 de maio, foram instalados dois semáforos na região da Fazendinha, ambos na avenida Tenente Marques, sendo um deles em frente ao SAN Supermercados, e o outro próximo à Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes).
Além disso, na região central da cidade, o equipamento foi implantado na Estrada Bela Vista com a avenida Tenente Marques, na entrada para Alphaville, e na Estrada dos Romeiros com a rua Padre Guilherme Pompeu.
Serviço:
Vale lembrar, que caso a população observe alguma avaria ou mesmo desconformidade no funcionamento dos semáforos, basta entrar em contato com a Guarda Municipal Comunitária (GMC), pelo telefone 153, ou na própria Comuttrans, pelo número 4622-7507, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Fonte: Folha de Alphaville