Quinta-feira, 26, o Centro Comercial Alphaville abriu suas portas para mais uma campanha de doação de sangue, promovida pelo Rotary Club Barueri/guia Alphaville. A ação ocorreu das 8h30 às 12h30. De acordo com José M. Pedreira de Freitas, morador de Alphaville há 30 anos e representante do Rotary da região, esta a 15ª edição da campanha, que tem como objetivo ajudar as pessoas, abastecendo bancos de sangue. “Em média, cerca de 120 pessoas comparecem para doar. Este ano, boa parte dos doadores é formada pela população flutuante, que trabalha nos arredores do Centro Comercial”, informou.
Associação beneficente de coleta de sangue, a Colsan foi responsável pela coleta deste ano. Alexandre Szulman, médico hematologista e hemoterapeuta, responsável pela ação, disse que o número de doações obtidas ultrapassou o mínimo esperado de 70 bolsas. “Gostei do resultado, foi uma boa campanha”, declarou.
Segundo a coordenadora da campanha, Sílvia Iverson, responsável pelo setor de Comunicação Social da Colsan, perto de 90 pessoas compareceram no auditório do Centro Comercial. “Foi metade do número do ano passado, mas ajudou. Nós sabemos que o brasileiro, de forma geral, não tem o hábito de doar sangue, mas esse gesto é extremamente importante. Se cada brasileiro doasse uma ou duas vezes por ano, não teríamos problemas de estoque em nenhum hospital do país e muitas vidas seriam salvas”, disse.
Entre os doadores, foram encontrados dois jovens de Jandira. Gisbert Tiago, 21, disse que estava procurando emprego no Centro Comercial, quando soube da campanha. “Estou com medo, pois é a primeira vez, mas fico feliz por poder ajudar pessoas”, afirmou.
Fernando José da Silva Lima, 23, disse que foi puxado por amigos para dentro do auditório, mas que estava lá por livre vontade. “Acho ótimo estar aqui e poder contribuir.”
Sangue
Faltando pouco menos de um mês para a chegada do inverno, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu convocar a população paulista para doar sangue antes do início da estação mais fria do ano.
O objetivo é garantir que não haja redução nos estoques dos hemocentros do estado, uma vez que, no inverno, costuma haver redução média de 30% nos estoques dos hemocentros do estado.
Além disso, no mês de julho, devido às férias escolares, aumenta o fluxo de veículos nas estradas e, consequentemente, há maior risco de acidentes e de feridos necessitando de sangue nos hospitais.
“A disposição para sair de casa nos dias mais frios é muito baixa. Com isso perdemos potenciais doadores. Antes de a temperatura cair mais, pedimos que a população aproveite estes últimos dias de maio e o início de junho para doar sangue, ajudando a salvar vidas”, destaca o coordenador da Hemorrede da Secretaria, Oswaldo Donini.
Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.
A Fundação Pró-Sangue, órgão da secretaria, possui quatro postos de coleta na capital. Para facilitar a doação, o posto Clínicas atende todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Fica na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar. Funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. Na região, há um posto de coleta de sangue no Hospital Municipal de Barueri. No site da secretaria há a relação de todos os postos e o horário de funcionamento. Basta acessar: saude.sp.gov.br
Fonte: Folha de Alphaville