A vereadora Maria Helena Arruda, de guia Santana de Parnaíba, apresentou moção à Mesa Diretora, propondo homenagem a Yojiro Takaoka “in memorian” e Renato Albuquerque, idealizadores do projeto “Alphaville”, pelos 38 anos de existência, completados no último dia 23.
Em sua propositura, a vereadora lembra que o guia do bairro Alphaville foi criado como centro empresarial, passando depois a receber residenciais. “Alphaville é pioneiro na implantação de condomínios horizontais fechados no Brasil.”
No documento, Maria Helena também lembra que: a ideia inicial de Takaoka, juntamente com seu sócio Albuquerque era construir um distrito industrial com terrenos para fábricas não-poluentes. No entanto, acabou se tornando residência para mais de 50 mil habitantes, além de uma população flutuante em torno de 200 mil.
“Aqueles que vinham de São Paulo, em sua maioria, chegavam a Alphaville em busca de tranquilidade e melhor qualidade de vida. Casais com filhos pequenos que queriam segurança e sossego para que tivessem garantido no local a liberdade que já estava ameaçada em São Paulo.”
Ela finaliza o documento, lembrando que Alphaville sempre foi “um lugar ideal para viver e sonhar – como dizia o engenheiro Yojiro Takaoka –A casa deve ser o seu sonho, seu lugar de referência, que você criou e se sente bem, daí a importância do sonho, muito mais do que a realidade.”
Fonte: Folha de Alphaville